Anuncie Aqui!

Anuncie Aqui!

sábado, 26 de fevereiro de 2011

TEMPERATURA SOBE EM PARAGUAÇU

Nesta sexta-feira, os termômetros registraram a maior temperatura já ocorrida em meses de fevereiro no Paraguaçu e promete um final de semana de muito calor.
Segundo o professor de meteorologia da Universidade Federal de Alagoas e coordenador da rede EumetCast (sistema de disseminação de dados da Organização Europeia para a Exploração de Satélites Meteorológicos) no Brasil, Humberto Barbosa, em entrevista ao Jornal Rede Dia - Bahia, uma combinação de fatores climáticos associada a mudanças causadas pelo homem são responsáveis por eventos intensos distintos nas regiões.
“Essa variação climática regional é resultado das mudanças climáticas naturais influenciadas pelo La Niña, pela fase fria do oceano Pacífico e pelas mudanças climáticas causadas pelo homem, influenciada pelo aumento de vapor d'água e o gás carbônico na atmosfera. Esse aumento de vapor e gás carbônico têm provocado esses eventos extremos no país”, afirmou.
Barbosa explica que a previsão é que 2011 seja marcado por eventos ainda mais intensos. “Estudos sobre o clima indicam que, em 2011, haverá aumento da precipitação na região Sudeste e na maior parte da região Nordeste do Brasil, assim como no leste da Amazônia e na região litorânea entre o Rio Grande do Norte e a Bahia. Cenários piores mostram um aumento dos períodos secos ou menos chuvas na região Sul do Brasil”, disse.
Para ele, o processo de eventos extremos deve se arrastar por pelos menos alguns anos. “As projeções para o clima no futuro indicam mais umidade e mais processos dinâmicos ocorrendo na atmosfera, de modo que outros fenômenos extremos podem ocorrer com maior frequência e intensidade.”
Segundo Barbosa, o contraste entre seca no Norte e no Sul, e chuvas no Sudeste e Nordeste, devem continuar se repetindo. “O padrão climático condicionado pelo La Niña é seca no Sul e chuvas [ou enchentes] no Nordeste. A seca no Sul já está sendo configurada; já as chuvas no Nordeste deverão ser configuradas a partir das diferentes quadras chuvosas. Este ano, os eventos extremos de secas e enchentes estão presentes, já que o La Niña traz mais vapor d'água para a região Nordeste e menos para o Sul”, afirmou. (Fonte UOL)

Fica aqui uma dica para driblar todo esse calor: roupa de banho e um bom mergulho nas águas do Rio Paraguaçu.

Com informações da equipe de plantão do Paraguaçu News