Anuncie Aqui!

Anuncie Aqui!

sábado, 21 de setembro de 2013

CAMPANHA DE VACINAÇÃO PARA CÃES E GATOS COMEÇOU HOJE EM PARAGUAÇU

A campanha de vacinação antirrábica começou neste sábado (21) às 8:00h no PSF local e pretende imunizar aproximadamente 500 cães e gatos em toda a localidade. A ação está sendo coordenada pela enfermeira Cassia Vieira juntamente com sua equipe de técnicos em enfermagem e agentes comunitários de saúde. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o objetivo é  manter o controle da raiva no município. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% do público-alvo.
 
A vacina deve ser aplicada anualmente em animais acima de três meses de idade, até mesmo nas fêmeas que estiverem amamentando, prenhas ou no cio. Animais com diarreia, secreção ocular ou nasal, sem apetite ou que estão convalescendo de cirurgias ou outras enfermidades não devem ser imunizados.
Raiva
 
A raiva é uma doença transmissível tanto de animal para animal quanto de animal para o ser humano. Ela é caracterizada pelo contágio direto, ou seja, por meio de mordida, arranhões ou lambedura de cães, gatos ou morcegos infectados.
Segundo o Centro de Controle de Zoonoses, desde 1981 não há registro de casos de transmissão da doença a seres humanos por cães ou gatos.

Recomendações para o encaminhamento dos cães e gatos ao Posto de Vacinação
 
• Todos os cães devem estar com coleira e guia. A focinheira é obrigatória em animais ariscos.
• Gatos são naturalmente mais assustados e devem ser levados em caixas de transporte ou similar, a fim de evitar fugas ou acidentes.
• Somente adultos com condições de conter os animais devem conduzi-los ao local de vacinação.