Anuncie Aqui!

Anuncie Aqui!

terça-feira, 28 de outubro de 2014

SITUAÇÃO DO RIO PARAGUAÇU É ASSUSTADORA

Foto: Vitor Portela
A falta de água nas principais localidades do município de Rafael Jambeiro, despertou a atenção de uma pequena parte da população para a situação em que se encontra o Rio Paraguaçu. Responsável pelo abastecimento de água de centenas de milhares de pessoas na Bahia, o gigante está praticamente seco em alguns trechos.
No distrito de Paraguaçu, município de Rafael Jambeiro, já é possível atravessar o leito do rio sem molhar os pés. Essa situação vem se agravando a cada ano com as longas estiagens. Outro fator é a falta de preservação de suas matas ciliares e represamento em alguns trechos. 

Uma campanha foi iniciada nas redes sociais por 02 (dois) jovens nascidos na localidade Vitor Portela e Junior Paranha sensibilizados com a situação em que se encontra o rio e propõem a união de todos para a tomada de decisões a respeito do fato. 

Conheça o Gigante

O Rio Paraguaçu é o maior rio genuinamente baiano. Seu nome Paraguaçu é de origem indígena e significa "água grande, mar grande, grande rio. Nasce no Morro do Ouro, Serra do Cocal, município de Barra da Estiva, Chapada Diamantina, segue em direção norte passando pelos municípios de Ibicoara, Mucugê e até cerca de 5km a jusante da cidade de Andaraí, quando recebe o rio Santo Antônio. Muda de direção em seu curso para oeste e leste, servindo como divisor entre os municípios de Itaeté, Boa Vista do Tupim, Marcionílio Souza, Itaberaba, Iaçu, Rafael Jambeiro, Santa Teresinha, Antônio Cardoso, Castro Alves, Santo Estevão, Cruz das Almas, Governador Mangabeira,Cabaceiras do Paraguaçu, Conceição da Feira, Muritiba de São Félix, e as cidades de São Felix de Cachoeira e Maragogipe desemboca na Baía de Todos os Santos entre os municípios de Maragogipe e Saubara.