Anuncie Aqui!

Anuncie Aqui!

quarta-feira, 13 de março de 2013

O Papa é argentino!


O conclave elegeu nesta quarta-feira (13) o cardeal Jorge Mario Bergoglio, argentino, como novo Papa, sucessor de Bento XVI à frente da Igreja Católica Apostólica Romana.
Após uma eleição histórica, ele se torna o 266º Papa da Igreja -o primeiro latino-americano e também o primeiro jesuíta.
O nome do escolhido pelos 115 cardeais foi anunciado com a tradicional fórmula latina "Habemus Papam!" ("Temos um Papa!"), pelo mais velho dos cardeais-diáconos, o francês Jean-Louis Tauran, e recebido com aplausos pelos fiéis que enfrentaram frio e chuva na Praça de São Pedro, no Vaticano.
Também houve festa na Basílica de Buenos Aires, em que 200 fiéis argentinos assistiam à missa no momento do anúncio.
Bergoglio, de 76 anos, escolheu se chamar Papa Francisco, sem o numeral.
A decisão dos cardeais pelo Papa argentino surpreendeu, pois ele, apesar de citado inicialmente, não aparecia nas últimas listas de favoritos, que incluíam o brasileiro Dom Odilo Scherer e o italiano Angelo Scola.
Minutos após ser anunciado, o novo pontífice apareceu na varanda central da Basílica de São Pedro para dar sua primeira bênção 'Urbi et Orbi' (para a cidade de Roma e para o mundo).
Ele foi bastante aplaudido e saudado. Antes, a aparição da "fumaça branca" que, na chaminé da Capela Sistina, indica a eleição do novo pontífice, já havia emocionado os fiéis.

Fumaça preta no segundo dia não desanima brasileiros no Vaticano


No segundo dia das votações que vão definir quem será o próximo Papa, mais uma vez a fumaça que saiu da chaminé da Capela Sistina, Vaticano, foi negra. A Igreja Católica continua sem papa, ao menos, até o fim desta tarde, em Roma (início da tarde, no Brasil).
A falta de uma decisão, no entanto, não tirou a empolgação dos brasileiros que voltaram a enfrentar a chuva na Praça de São Pedro, à espera da fumaça branca - indicação de que a eleição terminou e um novo Sumo Pontífice foi escolhido pelos cardeais.
Enrolados em bandeiras do Brasil (brasileiros vencem facilmente no quesito uso do estandarte nacional como capa entre as milhares de pessoas que mais uma vez lotaram a Praça de São Pedro), eles entoaram o já clássico canto: “eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor”.
Gritando muito, os brasileiros viraram, por alguns instantes, o centro das atenções de parte dos 5,6 mil jornalistas de todo o mundo que cobrem o Conclave. Entre eles, estavam o casal carioca Patrícia e Vitor Serra. Ela carregava um cachecol com as cores e o nome do Brasil, enquanto que ele estava vestido com uma camisa do Vasco da Gama.