Anuncie Aqui!

Anuncie Aqui!

sábado, 6 de outubro de 2012

Paraguaçu perde mais um de seus filhos

Morreu na manhã de hoje, por volta de 7:00h, a Sra. Lindaura Barbosa Silva Lopes, mais conhecida como D. Lindú. Ela era filha de seu Jerônimo e D. Fulô, um dos primeiros casais moradores de Paraguaçu e já falecidos. D. Lindú tinha 63 anos e lutava contra um cancer. Deixou 08 filhos e vários netos.
Segundo informações extra oficiais, o sepultamento acontecerá nesta tarde de sábado.

*Informações cedidas por Brenda Silva de Jesus (sobrinha/neta)

Como denunciar a compra de VOTO e outras irregularidades?

Podem ser noticiadas ao Ministério Público Eleitoral irregularidades que ocorrem no período das eleições ou fora dele, em âmbito nacional, estadual e municipal. Ao identificar um ato de corrupção eleitoral, obtenha provas – podem ser testemunhas, fotos, vídeos, áudios, objetos, documentos e outras – e informe diretamente aos procuradores regionais Eleitorais ou aos promotores Eleitorais.
Quando as eleições são estaduais e nacionais, o julgamento cabe aos Tribunais Regionais Eleitorais e ao Tribunal Superior Eleitoral. A exceção é a propaganda eleitoral, cujas irregularidades são averiguadas pela Comissão de Fiscalização de Propaganda Eleitoral e julgadas, em primeira instância, pelos juízes auxiliares.

Para denunciar, clique AQUI. 

Fonte: TRE - BA

Conheça os candidatos a prefeito de Rafael Jambeiro e suas propostas no DivulgaCand


DivulgaCand é o sistema responsável pela divulgação das candidaturas registradas em todos os municípios do Brasil. Por meio do sistema, é possível consultar o quantitativo de candidaturas por município e cargo. 

Além disso,  pode-se verificar a situação do candidato, assim como todos os seus dados, conforme foi informado à Justiça Eleitoral.

O sistema é disponibilizado na Internet para todos os cidadãos que desejarem. Para acessá-lo, não há necessidade de cadastro prévio ou autenticação de usuário.

Acesse ao DivulgaCand 2012 e conheça os candidatos da sua cidade.

Para conhecer os candidato de Rafael Jambeiro, clique AQUI.

Fonte: TRE - BA 

"Cola" eleitoral é liberada no dia da votação!

A Justiça Eleitoral estimula que os eleitores levem a chamada “cola” eleitoral no dia da votação. O eleitor pode imprimir a “colinha” e preencher com os dados do seu candidato a vereador e a prefeito.

Embora sejam apenas dois cargos na disputa deste ano, é aconselhável a utilização da “cola” para fazer com que o processo de votação seja mais rápido. É comum o eleitor chegar na cabine de votação e esquecer o número de seu candidato, nesta hipótese, se o eleitor não estiver de posse da “cola”, ele deverá procurar o nome e número do seu candidato na relação disponibilizada na seção eleitoral, o que torna a votação mais demorada. Para que não haja risco de esquecimento do número do seu candidato leve a colinha preenchida.

Vale destacar que muitos candidatos distribuem suas próprias colas, já preenchidas com seus respectivos números, porém a “cola” oficial da Justiça Eleitoral tem os campos numéricos vazios, para livre escolha do eleitor.

O primeiro cargo a ser votado é o de vereador, que tem cinco dígitos, e o segundo voto é para prefeito, que tem dois dígitos. Em 2012 a exceção fica por conta dos Municípios de Jaru, Governador Jorge Teixeira, Nova Brasilândia e Castanheiras, que votarão três vezes. No caso, o terceiro voto será em resposta a consulta plebiscitária que ocorrerá nestas cidades.

PARA IMPRIMIR SUA COLA, CLIQUE AQUI.


É obrigatória a Justificativa Eleitoral para quem estiver fora do domicílio eleitoral

O eleitor que estiver fora de seu domicílio eleitoral no dia da eleição terá de justificar sua ausência por meio do formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), que deve ser devidamente preenchido e entregue no dia da votação.
Esse formulário pode ser obtido gratuitamente nos cartórios eleitorais, nos postos de atendimento ao eleitor, nas páginas da Internet dos tribunais regionais eleitorais de cada estado e, no dia do pleito, nos locais de votação ou de justificativa.
No dia da eleição, basta que o eleitor, portando o título eleitoral e um documento oficial de identificação com foto, entregue o Requerimento de Justificativa Eleitoral devidamente preenchido em qualquer um dos locais destinados ao recebimento do RJE.
Caso o eleitor não entregue a justificativa no dia da eleição, ele deve apresentar, até 60 (sessenta) dias após cada turno da votação, requerimento (formato PDF) dirigido ao juiz da zona eleitoral na qual esteja inscrito, pessoalmente, em qualquer cartório eleitoral, ou pelos Correios. O requerimento deve seguir acompanhado da documentação comprobatória da impossibilidade de comparecimento ao pleito e será examinado pelo juiz eleitoral.
A justificativa é válida somente para o turno ao qual o eleitor não compareceu por estar fora de seu domicílio eleitoral. Assim, se o eleitor deixou de votar no primeiro e no segundo turnos da eleição, terá de justificar sua ausência para o primeiro e para o segundo, separadamente, obedecendo aos mesmos requisitos e prazos para cada um deles.
O eleitor pode justificar a ausência às eleições tantas vezes quantas forem necessárias, mas deve estar atento a eventual realização de revisão do eleitorado no município onde for inscrito, o que poderá levar ao cancelamento de seu título eleitoral.
O eleitor que estiver no exterior pode obter mais informações aqui.
O endereço dos cartórios eleitorais poderá ser obtido nas páginas dos tribunais regionais eleitorais na Internet.
ATENÇÃO! Se o requerimento for entregue com dados incorretos ou que não permitam a identificação do eleitor, não será considerado válido para justificar a ausência às urnas.

Download do Requerimento de Justificativa Eleitoral - para utilizar apenas no dia da eleição – 1º turno (7.10.2012) e 2º turno (28.10.2012) - (formato PDF)




Inicia nesta segunda-feira as inscrições para o concurso da PM

Foto: Aratu On Line
Começam na próxima segunda-feira (8) e seguem até o dia 5 de novembro as inscrições para o concurso público lançado pela Secretaria Estadual da Administração (Saeb) para preenchimento de duas mil vagas de soldado e bombeiro da Polícia Militar baiana. O edital para a seleção foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) da última quarta-feira (3). Para se inscrever, os interessados devem acessar o site da FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS, responsável pela organização do certame, e preencher o formulário de inscrição, além de fazer o pagamento da taxa no valor de R$ 70. As provas (objetiva e discursiva) estão previstas para ocorrer no mês de dezembro deste ano. Do total das vagas, 1.865 são destinadas ao cargo de soldado, sendo 240 para mulheres e 1.625 para homens, além de 101 para bombeiros masculinos e 34 para bombeiros mulheres. Os aprovados serão distribuídos de acordo com a região de classificação, que abrange os municípios de Salvador, Juazeiro, Feira de Santana, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras e Itaberaba. As duas funções (soldado e bombeiro) têm remuneração inicial de R$ 1.878,59. Para participar do concurso, é necessário que o candidato tenha concluído o ensino médio, além de outras exigências previstas no edital de seleção.

Para ler o edital, clique aqui .